Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF nega pedido da defesa de Bolsonaro de afastar Moraes do inquérito que investiga golpe

Justiça

STF nega pedido da defesa de Bolsonaro de afastar Moraes do inquérito que investiga golpe

O relator do caso argumentou que a defesa de Bolsonaro não apresentou razões que justifiquem o impedimento de Moraes

STF nega pedido da defesa de Bolsonaro de afastar Moraes do inquérito que investiga golpe

Foto: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral

Por: Metro1 no dia 06 de dezembro de 2024 às 15:28

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (6) para negar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que solicita o impedimento do ministro Alexandre de Moraes para atuar na investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

Os ministros que votaram para manter Moraes na relatoria do julgamento foram: 

  • Luís Barroso 
  • Edson Fachin
  • Flávio Dino
  • Gilmar Mendes
  • Cristiano Zanin
  • Dias Toffoli

Moraes se declarou impedido de participar da votação. Já o relator da ação, Barroso, argumentou que a defesa de Bolsonaro não apresentou razões que justifiquem o impedimento de Moraes para atuar no inquérito. 

Segundo ele, “a simples alegação de que Moraes seria vítima dos delitos em apuração não conduz ao automático impedimento para a relatoria do caso”. Além disso, Barroso argumentou ainda que os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de tentativa de golpe não tem, como vítima, uma só pessoa, mas todo o país.  

Em fevereiro, a defesa do ex-presidente Bolsonaro já havia solicitado o afastamento do ministro Alexandre de Moraes do caso. Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso rejeitou o pedido, alegando que a defesa não apresentou uma justificativa clara para o impedimento.

Agora, a defesa recorreu da decisão, pedindo que ela seja reavaliada. O recurso é analisado em plenário virtual e os ministros têm até 13 de dezembro para registrar os votos.

O principal argumento apresentado pela defesa de Bolsonaro é de que Moraes seria vítima das ações supostamente planejadas como parte do esquema golpista.