Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 31 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

"X" será suspenso se não indicar representante no Brasil, determina Moraes

Justiça

"X" será suspenso se não indicar representante no Brasil, determina Moraes

STF exigiu uma nomeação, em 24 horas, de um novo representante legal da companhia no Brasil

"X" será suspenso se não indicar representante no Brasil, determina Moraes

Foto: Divulgação/ Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 29 de agosto de 2024 às 13:59

Atualizado: no dia 29 de agosto de 2024 às 14:36

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que o empresário Elon Musk indique um representante da empresa no Brasil, sob pena de suspensão da rede no país. Em 17 de agosto, a rede social retirou todos os seus funcionários do escritório brasileiro. 

Moraes exige um novo representante legal da companhia no Brasil em 24 horas. Caso a exigência não seja atingida, o X será suspenso no território por tempo indeterminado. "Como é uma decisão inédita, ainda não sinalizaram que tipo de deliberação vão utilizar caso a suspensão se concretize." explica o especialista em redes sociais Antonio Gelfusa Junior para O GLOBO. 

A sede da plataforma nos Estados Unidos entende que há censura por parte do ministro nas ordens judiciais de remoção de conteúdo com incitação ao ódio, atos antidemocráticos e disseminação de notícias falsas. No início do mês, o X já havia divulgado um ofício, enviado por Moraes, que determinava o bloqueio dos perfis do senador Marcos do Val (PL-ES) e a esposa do ex-deputado Daniel Silveira (PL-RJ), Paola Daniel.