Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 31 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Ronnie Lessa fala sobre esquema que emperrou investigação no caso Marielle

Justiça

Ronnie Lessa fala sobre esquema que emperrou investigação no caso Marielle

Réu deu depoimento virtual na ação penal aberta pelo STF

Ronnie Lessa fala sobre esquema que emperrou investigação no caso Marielle

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 28 de agosto de 2024 às 17:34

O réu colaborador e ex-sargento da PM Ronnie Lessa mencionou um esquema que teria emperrado as investigações do caso de assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes. Em depoimento prestado Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (28), ele afirma que autoridades do Judiciário estariam envolvidas e poderiam ser acionadas. 

Lessa citou o envolvimento de “promotores, juízes e desembargadores” quando contou que Domingos e Chiquinho Brazão o contrataram por  intermédio de Edmilson da Silva Oliveira, o Macalé. A ação penal vai decidir se os irmãos Brazão e outros acusados serão condenados por atuarem como mandantes do crime. 

Ele ainda afirmou que quando um policial se recusava a ajudá-los, os irmãos usavam sua influência política para transferir o profissional de seu posto: "Eles mesmos colocam e retiram delegados de onde quiserem. É uma questão de influência política, e é disso que eles precisam."

Lessa está preso na penitenciária do Tremembé, em São Paulo, e prestou depoimento por videoconfrência ao juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. De acordo com advogados, o ex-policial quer manter o sigilo de suas falas por estar na condição de delator, por isso pediu que o depoimento não fosse acompanhado pelos Brazão.