Justiça
'Incompreensível a recusa da União' em assumir o 'protagonismo' na pandemia, diz Rosa Weber
Ministra do Supremo Tribunal Federal disse que estados estão sendo obrigados a buscar justiça diante da ineficiência do governo federal
Foto: Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, chamou de “incompreensível a recusa" do governo federal “em assumir o protagonismo” do combate à pandemia de Covid-19 no país. Recentemente, por conta da lotação dos hospitais e do aumento expressivo dos casos em todo país, Rosa Weber determinou que o Ministério da Saúde reabilite leitos em São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Bahia e Rio Grande do Sul.
Ao determinar que o governo retome o financiamento de leitos no Rio Grande do Sul, a ministra aproveitou para cobrar novamente postura do governo federal. “Esse cenário de incompreensível recusa da União em assumir o protagonismo da coordenação da ação dos estados e municípios no enfrentamento conjunto da pandemia da COVID-19 sofre, agora, o agravamento decorrente da redução dos investimentos federais no financiamento dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no âmbito da rede hospitalar pública dos Estados-membros”, afirmou Rosa Weber em decisão. Ainda segundo a ministra, a ausência de coordenação do governo federal, obrigou os estados a buscar a Justiça para assegurar meios de salvar vidas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.