Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

Sem baixa estação: Com novos voos e equipamentos culturais, turismo bate recordes em Salvador

Jornal Metropole

Sem baixa estação: Com novos voos e equipamentos culturais, turismo bate recordes em Salvador

Os números e as manchetes citam recordes históricos no turismo, mas são as ruas, porto e aeroporto que já confirmam apostas de que Salvador terá um verão daqueles

Sem baixa estação: Com novos voos e equipamentos culturais, turismo bate recordes em Salvador

Foto: GOV/Mateus Pereira

Por: Daniela Gonzalez no dia 28 de novembro de 2024 às 09:06

Atualizado: no dia 28 de novembro de 2024 às 09:27

Matéria publicada originalmente no Jornal Metropole em 28 de novembro de 2024

Os números e as manchetes falam em recordes de fluxo, movimentação econômica, geração de emprego e renda, enquanto as autoridades de plantão do setor desfiam o mesmo blá blá blá de sempre, cada um vendendo o próprio peixe, seja ele comestível ou tão difícil de mastigar quanto um quiabo duro. Mas pode fazer de conta que não ouviu nem leu o que andam dizendo dela ultimamente. Basta abrir os olhos para ver que, de fato, tem mais gente chegando nos cruzeiros pela zona portuária, tem mais avião descendo pelo aeroporto e buzu chegando na rodoviária, todos despejando caras antigas e novas, daqui e de fora. Tudo isso confirma as apostas de que Salvador terá um Verão 2024/2025 daqueles.

A expectativa do Poder Público, dos profissionais do turismo e também de outros segmentos que se beneficiam diretamente dele tem razão de ser. Só até o mês de julho, a receita turística já subiu impressionantes 54% e um levantamento do Ministério do Turismo mostra que Salvador foi a cidade mais desejada do ano. Com investimentos para ampliar o número de visitantes e as conhecidas potencialidades culturais, religiosas, históricas e naturais, a capital baiana, a primeira do país, se reinventa e reafirma seu lugar como destino turístico da vez entre os estrangeiros e, sobretudo, os brasileiros.

Pegando fogo

Se os resultados até julho já chamam atenção, a expectativa é ainda mais quente para o Verão, com o devido perdão da redundância. “Mês após mês, batemos recordes de ocupação hoteleira e fluxo de turistas, com presença marcante em equipamentos culturais — tudo isso na baixa estação. O que nos leva a crer que a alta estação será a maior dos últimos tempos, porque o turismo é uma construção de percepção sobre o que a cidade oferece. E Salvador tem sido bem-sucedida nesse sentido,” avalia o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que aponta os resultados recordes durante a baixa estação e faz a previsão para os próximos meses.

Grande parte desse frenesi renovado em torno de Salvador tem como liga o velho e matador charme da mistura entre dendê, fé, arte e mar de águas quentes. Além, é claro, da vocação natural para o sapeca-iaiá e o bangalelê. Mas o camarão desse acarajé vem também de investimentos para alavancar os turismos religioso, náutico e esportivo, entre outros ramos dessa longa cadeia.

É bem verdade que o Elevador Lacerda, ainda em obras, e a orla soteropolitana, castigada há anos por projetos controversos, fazem e farão falta na alta estação. Mas novos equipamentos culturais vêm roubando a cena. Somente nos últimos seis anos, ao menos dez foram entregues ou reabertos pela prefeitura e pelo governo do estado. Muitos deles já estão apinhados de turistas e circulando nas redes sociais. O MAB (Museu de Arte da Bahia), por exemplo, foi reaberto em julho e já trouxe uma série de exposições importantes, uma delas, inclusive, sobre o legado de Ariano Suassuna. Ali próximo, a uns 3 km de distância, a Galeria do Mercado, inaugurada no início do ano, tem feito fila de visitantes na entrada do Mercado Modelo.

Foto:GOV/Joá Souza

Voo mais alto

Entretanto, qualquer esforço para oxigenar o fluxo de visitantes fracassaria sem uma maior oferta de linhas aéreas. Para o secretário estadual de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, os incentivos fiscais oferecidos pelo governo do estado às companhias aéreas são as ações que têm demonstrado melhores resultados. As companhias são beneficiadas com a redução gradual da alíquota do ICMS do querosene de aviação e com uma transferência econômica para cobrir despesas de custeio da nova operação.

Só neste ano, o aeroporto da capital ganhou ao menos dois novos voos internacionais - Paris-Salvador pela Air France/ Gol e Salvador-Montevideo-Santiago pela Sky Airline - e ainda tem previsão para um novo a partir de 2025, ligando a capital baiana a Porto, em Portugal. “Atualmente, temos conectividade aérea com todas as regiões do Brasil, América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai) e Europa (Portugal, Espanha e França). Destaque para voo Paris-Salvador, que permite conexões com mais de 180 destinos dos continentes europeu, asiático e africano, a partir do aeroporto Charles de Gaulle. No verão, a Bahia vai receber, também, a segunda temporada de voos fretados de Varsóvia (Polônia)”, aponta o secretário. Não à toa, o estado acabou se tornando a porta de entrada doara turistas internacionais que procuram os estados nordestinos.

Foto: GOV/Mateus Pereira

Instagramável, pop e encantadora

Já seria muito, mas Salvador não é só cultura e natureza. É tendência. A cidade “instagramável” conquista celebridades, influenciadores e turistas com experiências que são a cara da Bahia. A baianidade estampa hoje camisas usadas por gente de toda parte e os casarões do Santo Antônio Além do Carmo e Saúde já são cenários de fotos de turistas encantados nas redes. Das praias de águas mornas aos bairros históricos que respiram ancestralidade e boemia, Salvador oferece cenários e vibes que se tornaram fenômenos “pop” anos após o rei do pop, Michel Jackson, se render à pulsação sonora do Olodum no meio do Pelô.