
Internacional
China proíbe exportação para 12 empresas que atendem defesa dos EUA
Essa é mais uma medida em resposta à taxação de importações imposta pelos Estados Unidos

Foto: Freepik
O Ministério do Comércio da China incluiu, nesta quarta-feira (9), 12 empresas norte-americanas em uma lista de restrição de exportações. Essa é mais uma medida em resposta à taxação de importações imposta pelos Estados Unidos. As companhias são fabricantes de produtos de tecnologia e tem como clientes empresas de defesa e o Exército dos EUA.
Com isso, as empresas chinesas estão proibidas de vender produtos para essas companhias. O argumento é que a decisão visa assegurar os interesses nacionais e cumprir obrigações internacionais como a não proliferação de artigos militares.
“A exportação de itens de dupla utilização [uso civil e militar] para essas entidades é proibida. Essas entidades podem se envolver em atividades que possam colocar em risco a segurança e os interesses nacionais da China”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio da China. Segundo o governo de Xi Jinping, casos especiais, em que a exportação é necessária, devem ser apresentados às autoridades chinesas e aguardar a aprovação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.