
Internacional
Cientistas detectam possíveis sinais de vida fora do Sistema Solar
Resultados são considerados um marco na busca por organismos vivos em outros mundos

Foto: Divulgação
Cientistas identificaram possíveis sinais de vida fora do Sistema Solar, na atmosfera do exoplaneta K2-18b foram detectados dois gases, o dimetil sulfeto (DMS) e dimetil dissulfeto (DMDS) que, na Terra, são produzidos exclusivamente por organismos vivos, especialmente fitoplâncton marinho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16) por meio de observações do Telescópio Espacial James Webb.
Essa evidência representa uma possível bioassinatura - isto é, um indicativo de atividade biológica - fora do nosso sistema planetário. Embora os pesquisadores enfatizem que não se trata da confirmação de vida alienígena, os resultados são considerados um marco na busca por organismos vivos em outros mundos.
K2-18b é um planeta 8,6 vezes mais massivo que a Terra e com cerca de 2,6 vezes seu diâmetro. Ele orbita uma estrela anã vermelha localizada a aproximadamente 124 anosluz de distância, na constelação de Leão, e está situado na chamada "zona habitável", onde a presença de água líquida é possível —uma condição essencial para a vida como conhecemos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.