Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Sul-coreanos protestam após Justiça negar prorrogação da prisão de Yoon Suk Yeol
Internacional
Sul-coreanos protestam após Justiça negar prorrogação da prisão de Yoon Suk Yeol
Manifestantes tomam as ruas de Seul em meio à crise política no país
Foto: KANG MIN SEOK/Republic of Korea
Milhares de manifestantes foram às ruas de Seul neste sábado (25) após a Justiça negar um pedido para estender a prisão temporária do presidente afastado da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol. Ele está detido desde 14 de janeiro, e seu prazo de prisão se encerra na próxima terça-feira (28). O Tribunal Distrital Central de Seul argumentou que os promotores já obtiveram as principais evidências e, por isso, não há necessidade de manter Yoon sob custódia.
O ex-presidente foi afastado do cargo após sofrer impeachment em 14 de dezembro e enfrenta acusações de insurreição e abuso de poder. A investigação está relacionada à imposição da Lei Marcial em 3 de dezembro de 2024, medida que durou poucas horas, mas gerou forte repercussão no país.
O Escritório de Corrupção da Coreia do Sul afirmou que os promotores ainda podem solicitar uma nova prorrogação da prisão antes da formalização das acusações. O caso segue mobilizando a população, que se divide entre apoiadores e opositores de Yoon. Os protestos intensificam a crise política no país, enquanto as autoridades avaliam os próximos passos da investigação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.