Internacional
Internacional
Forças israelenses matam 15 pessoas e deixam feridos no sul do Líbano
Disparos aconteceram enquanto os moradores tentavam retornar para suas casas na área de fronteira onde as forças israelenses permaneceram após o prazo de retirada
Foto: Reprodução/Forças de Defesa de Israel
Pelo menos 15 pessoas foram mortas e outras 83 ficaram feridas pelas forças israelenses no sul do Líbano, segundo o Ministério da Saúde libanês. As mortes ocorreram neste domingo (26), quando expirou o prazo para Israel retirar suas forças da região, como parte de um acordo de cessar-fogo que encerrou meses de conflito com o Hezbollah.
Pelo acordo, as forças israelenses e do Hezbollah concordaram em se retirar do sul do Líbano até 26 de janeiro, fim do período de 60 dias estipulado no acordo. Na sexta-feira (24), Israel afirmou que manteria as tropas na região além do prazo estabelecido porque o Líbano ainda não havia cumprido totalmente os termos do acordo, que exigem que o sul do país fique livre das armas do Hezbollah e que o Exército libanês seja mobilizado. O Exército libanês, por sua vez, acusou Israel de “procrastinação”.
O Ministério da Saúde do Líbano disse que os militares israelenses lançaram ataques contra cidadãos libaneses que tentavam entrar em cidades ainda ocupadas pelas forças israelenses. Nesta manhã, a televisão al-Manar do Hezbollah, transmitindo de vários locais no sul, mostrou imagens de moradores se movendo em direção às aldeias, alguns segurando a bandeira do grupo e imagens de combatentes do Hezbollah mortos na guerra.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.