Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Juiz multa Donald Trump e considera prender republicano por violação da ordem de silêncio sobre julgamento

Internacional

Juiz multa Donald Trump e considera prender republicano por violação da ordem de silêncio sobre julgamento

Republicano é acusado de realizar pagamentos de forma ilegal à atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha eleitoral que o elegeu presidente

Juiz multa Donald Trump e considera prender republicano por violação da ordem de silêncio sobre julgamento

Foto: Gage Skidmore/Wikimedia Commons

Por: Metro1 no dia 30 de abril de 2024 às 19:41

O juiz Juan Merchan, de Nova York, multou o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em US$ 9.000 (cerca de R$ 46.742,401) e disse considerar prender o republicano por violação da ordem de silêncio sobre o julgamento desta terça-feira (30). Nos últimos dias, Trump realizou 9 postagens sobre o julgamento em seu perfil em sua rede social, a Truth Social, de acordo com a justiça norte-americana.

O republicano é acusado de realizar pagamentos de forma ilegal à atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha eleitoral que o elegeu presidente, em 2016, para manter em segredo um antigo relacionamento extraconjugal. Ele nega as acusações. Trump, no entanto, ignorou a decisão do juiz e fez novas postagens sobre o julgamento. Em um deles, disse que o processo é uma “total caça às bruxas”.

O 1º julgamento criminal contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump iniciou-se em 15 de abril, em Nova York. No indiciamento, divulgado em 30 de março de 2023, constam 34 acusações contra Trump por “falsificação de registros comerciais em 1º grau”. Os promotores afirmam que o pagamento feito a Daniels constituiu um gasto ilegal para a campanha presidencial de Trump em 2016, violando as leis eleitorais federais e estaduais.

Além disso, a acusação busca convencer o júri de que o republicano tentou burlar a lei tributária de Nova York ao manipular os registros para evitar o pagamento de impostos. Para efetuar os pagamentos para a atriz, Trump teria manipulado registros internos de sua empresa, a Trump Organization (Organização Trump, em português) para encobrir os pagamentos feitos a seu advogado, Michael Cohen, que supostamente agiu na ocultação de casos extraconjugais do ex-presidente, incluindo os que envolvem Stormy Daniels.