
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Após escândalo e condenação, cardeal demitido por Francisco não estará no conclave
Internacional
Após escândalo e condenação, cardeal demitido por Francisco não estará no conclave
Cardeal foi condenado por peculato e fraude

Foto: Reprodução
O cardeal italiano Angelo Becciu anunciou nesta terça-feira (29) que não participará do conclave que elegerá o novo papa. Condenado por peculato e fraude, ele afirmou que tomou a decisão por lealdade à Igreja e em respeito à vontade de Francisco, apesar de alegar ser inocente.
Becciu foi sentenciado a cinco anos e meio de prisão pelo tribunal do Vaticano em dezembro de 2023, mas aguarda o julgamento de um recurso em liberdade. Ele foi afastado do alto escalão da Santa Sé em 2020, após ser acusado de desvio de recursos por Francisco, que faleceu em 21 de abril.
Embora tenha mantido o título eclesiástico e a residência no Vaticano, Becciu perdeu “os direitos associados ao cardinalato”, o que gerou dúvidas sobre sua elegibilidade para o conclave. A sua exclusão, agora confirmada, encerra especulações internas sobre sua presença na escolha do próximo pontífice.
Cardeais de todo o mundo já se reúnem em Roma para tratar de temas estratégicos da Igreja antes do início do conclave, previsto para 7 de maio.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.