Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 06 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Inicia neste domingo o Yom Kipur, data mais solene do calendário judaico

Internacional

Inicia neste domingo o Yom Kipur, data mais solene do calendário judaico

Feriado inicia no pôr do sol e termina no poente do dia seguinte

Inicia neste domingo o Yom Kipur, data mais solene do calendário judaico

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 24 de setembro de 2023 às 07:00

Atualizado: no dia 24 de setembro de 2023 às 08:09

O Yom Kipur, “Dia da Expiação”, uma das datas comemorativas mais importantes do judaísmo tem início neste domingo, 24 de setembro. O feriado inicia no pôr do sol e termina no poente do dia seguinte. O trabalho é proibido e a expiação dos pecados do ano anterior é expressa por meio do jejum, não se lavar, não tomar banho, não manter relações sexuais, não usar sapatos de couro e não aplicar loções nem cremes. 

Segundo a tradição, o feriado se originou com o profeta Moisés. Depois que Deus transmitiu a Moisés os Dez Mandamentos no alto do Monte Sinai, o profeta voltou aos israelitas. Durante sua ausência prolongada, o povo havia começado a venerar a imagem de um bezerro feita em ouro, considerado um falso ídolo. 

Com raiva, Moisés quebrou os mandamentos, inscritos em pedra e retornou para a montanha para orar pelo perdão de Deus para si mesmo e para seu povo. Moisés voltou com outra inscrição dos Dez Mandamentos, e o perdão de Deus a Israel.

O Yom Kipur trouxe o fim dos Dias de Temor, ou Dias de Penitência, que começam com o Rosh Hashaná, que é o Ano Novo judaico. Durante esse período de 10 dias, acredita-se que seja possível influenciar os planos de Deus para o próximo ano.