Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

MK comenta ataques à Fiocruz, acordo entre Poderes e conflitos em Manaus; ouça

Editorial

MK comenta ataques à Fiocruz, acordo entre Poderes e conflitos em Manaus; ouça

"Só bebendo, só fumando, só jogando muito futebol para aguentar o sarro", disse Kertész sobre a situação do Brasil, citando letra de Chico Buarque

MK comenta ataques à Fiocruz, acordo entre Poderes e conflitos em Manaus; ouça

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Metro1 no dia 28 de maio de 2019 às 11:28

Os principais destaques do noticiário nacional foram os temas do comentário de Mário Kertész na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (28). Um dos assuntos abordados foi o ataque do ministro da Cidadania, Osmar Terra, à pesquisa sobre drogas realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acusada pelo titular da pasta de ser "ideológica". "Ele deve ser um grande cientista, para pegar uma das instituições mais sérias do país em termos de pesquisa científica e dizer 'não, eu não confio'. Não confia baseado em quê, cara-pálida? Onde você aprendeu, por acaso, alguma coisa sobre esse assunto?", questionou.

Ao falar sobre as rebeliões nos presídios de Manaus e a decisão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, de enviar os mandantes dos massacres para cadeias federais, MK disse acreditar que o problema é mais complexo do que parece. "Eu não acho que tenha solução. Primeiro, porque os presídios estão lotados. Segundo, porque estão dominados por várias facções. (...) A cada dia você vê aumentar o número de soldados dessas organizações criminosas. O pacote anticrime de Sérgio Moro vai resolver isso? Tem gente que acredita, e foi à rua em grande quantidade no domingo para defender isso. Deus queira que resolva. Daqui a quanto tempo? Dez, vinte, quinze anos... Porque de um dia para o outro, não vai resolver", avaliou.

Kertész também se mostrou cético em relação ao acordo proposto pelo presidente Jair Bolsonaro em prol da cooperação dos três Poderes, criticou a ausência de conclusão das investigações que envolvem o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e citou Chico Buarque para descrever a atual situação do país: "Só bebendo, só fumando, só jogando muito futebol para aguentar o sarro".

Ouça o comentário completo: