Editorial
Coreia do Sul condena homem por ganhar peso para fugir do serviço militar
Desde a Guerra da Coreia, quase todos os homens aptos fisicamente na Coreia do Sul devem servir no exército por pelo menos 18 meses até os 28 anos
Foto: Getty Images/ Chung Sung-Jun
Um homem sul-coreano foi condenado por ganhar peso até atingir a obesidade para evitar o serviço militar. Ele foi sentenciado a um ano de prisão, suspenso por dois anos, após violar a Lei do Serviço Militar.
O homem, que não teve sua identidade revelada, foi afastado do exército em junho do ano passado, após atingir 102 quilos e ser considerado obeso, seis anos depois de ser aprovado no exame físico inicial. A decisão foi tomada em 13 de novembro.
Um amigo que incentivou o homem a adotar o regime alimentar foi condenado a seis meses de prisão, suspensa por um ano, por ajudar no crime. Desde a Guerra da Coreia, quase todos os homens aptos fisicamente na Coreia do Sul devem servir no exército por pelo menos 18 meses até os 28 anos.
A exigência é polêmica e resultou em centenas de prisões, muitos por motivos religiosos, segundo a Anistia Internacional. A lei também afetou carreiras de famosos, como os membros do BTS, que fizeram uma pausa para cumprir o serviço militar. Há relatos de jovens que tentam manipular seu status físico ou mental para obter isenção.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.