Economia
Comércio de shoppings tem pior Natal em dez anos
Um levantamento da Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop) apontou que o comércio dos shoppings teve em 2015 o pior Natal em dez anos. [Leia mais...]
Foto: Divulgação
Um levantamento da Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop) apontou que o comércio dos shoppings teve em 2015 o pior Natal em dez anos. As vendas registraram queda de 1% em relação ao ano passado, de acordo com o diretor institucional da entidade, Luis Augusto Ildefonso.
No ano inteiro, as vendas somaram R$ 145 bilhões, uma alta de 1,07% em relação a 2014. Descontada a inflação, no entanto, houve diminuição real de 2,82%. A pesquisa foi realizada em 150 empresas de varejo associadas à Alshop, que reúnem 7,5 mil lojas no país. A entidade informou que as vendas foram afetadas pela dificuldade de obtenção de crédito, pelas altas taxas de juros, e pelas elevações do dólar e da inflação. Além disso, a insegurança em relação às medidas econômicas diminuiu a confiança dos empresários e dos consumidores, e o aumento do desemprego gerou insegurança.
A pesquisa revelou que o setor de perfumaria e cosméticos foi destaque positivo nas vendas de fim de ano, com alta de 8%. Os segmentos de óculos, bijuterias e acessórios e de vestuários também tiveram resultados positivos, com altas de 3% e 5%. No setor de calçados, as vendas ficaram estáveis em relação ao último ano, juntamente com o setor de brinquedos. Já os eletrodomésticos caíram 2%. O estudo apontou ainda alta de 3,2% na vendas de joias e relógios; queda de 13,3% em móveis e artigos do lar; e alta de 1,7% em tecnologia e comunicação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.