Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 22 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Comércio de shoppings tem pior Natal em dez anos

Economia

Comércio de shoppings tem pior Natal em dez anos

Um levantamento da Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop) apontou que o comércio dos shoppings teve em 2015 o pior Natal em dez anos. [Leia mais...]

Comércio de shoppings tem pior Natal em dez anos

Foto: Divulgação

Por: Gabriel Nascimento no dia 26 de dezembro de 2015 às 14:19

Um levantamento da Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop) apontou que o comércio dos shoppings teve em 2015 o pior Natal em dez anos. As vendas registraram queda de 1% em relação ao ano passado, de acordo com o diretor institucional da entidade, Luis Augusto Ildefonso.

No ano inteiro, as vendas somaram R$ 145 bilhões, uma alta de 1,07% em relação a 2014. Descontada a inflação, no entanto, houve diminuição real de 2,82%. A pesquisa foi realizada em 150 empresas de varejo associadas à Alshop, que reúnem 7,5 mil lojas no país. A entidade informou que as vendas foram afetadas pela dificuldade de obtenção de crédito, pelas altas taxas de juros, e pelas elevações do dólar e da inflação. Além disso, a insegurança em relação às medidas econômicas diminuiu a confiança dos empresários e dos consumidores, e o aumento do desemprego gerou insegurança.

A pesquisa revelou que o setor de perfumaria e cosméticos foi destaque positivo nas vendas de fim de ano, com alta de 8%. Os segmentos de óculos, bijuterias e acessórios e de vestuários também tiveram resultados positivos, com altas de 3% e 5%. No setor de calçados, as vendas ficaram estáveis em relação ao último ano, juntamente com o setor de brinquedos. Já os eletrodomésticos caíram 2%. O estudo apontou ainda alta de 3,2% na vendas de joias e relógios; queda de 13,3% em móveis e artigos do lar; e alta de 1,7% em tecnologia e comunicação.