Economia
Políticas fiscais são importantes para BC conseguir baixar juros, diz Campos Neto
Presidente do BC diz ser difícil atingir a meta de inflação quando há uma desancoragem das expectativas para as contas públicas
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira (21) que a adoção de medidas fiscais pelo governo é importante para que a autoridade monetária consiga baixar os juros no país. A fala ocorreu em evento da 20-20 Investment Association, em São Paulo.
Ele ainda voltou a dizer que as pessoas estão questionando a transparência das contas públicas e que uma percepção de choque fiscal pode gerar impacto positivo sobre as avaliações de mercado. "Sempre que o Brasil conseguiu baixar as taxas de juros e mantê-las baixas, isso foi acompanhado por choques positivos na área fiscal", disse.
A desancoragem das expectativas para as contas públicas foi também destacada pelo presidente da autoridade como uma dificuldade do manejo dos juros. No mesmo evento, Campos Neto também falou que economias globais ainda não conseguiram atingir a reversão dos gastos criados para combater os efeitos da pandemia, criando endividamento generalizado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.