Cultura
Cultura
Filho pede perdão a João Gilberto: ʹNão consegui manter os abutres longe de vocêʹ
João Marcelo desabafou nas redes sociais, onde lamenta a presença de "abutres" em torno do pai, critica as "autoridades e leis brasileiras", que chama de "inúteis" para resolver a questão, e faz referências também a Claudia Faissol (ex) e Maria do Céu Harris (atual namorada de João Gilberto). [Leia mais...]
Foto: Divulgação
João Marcelo Oliveira, filho do cantor João Gilberto, usou as redes sociais para inaugurar um novo capítulo ao imbróglio que envolve o "pai da bossa nova" e sua família, e que levaram à interdição judicial de JG no final do ano passado.
No texto, ele lamenta a presença de "abutres" em torno do pai, critica as "autoridades e leis brasileiras", que chama de "inúteis" para resolver a questão, e faz referências também a Claudia Faissol (ex) e Maria do Céu Harris (atual namorada de João Gilberto).
"Recentemente, passei uma quantidade considerável de tempo no Brasil, onde tentei convencer meu pai a me deixar ajudar a controlar sua situação financeira, e até tentei gravá-lo profissionalmente em casa, pois sabia que era cada vez mais improvável que acontecesse. de qualquer outra forma. Infelizmente, não consegui; Eu não pude salvá-lo de si mesmo e tive que voltar para cuidar dos assuntos em casa", inicia.
João Marcelo, que também é músico, critica a condução do caso por sua irmã, Bebel Gilberto, e diz que tentou uma via "legal muito menos pública e mais respeitosa de expor as possíveis perdas nas finanças do meu pai". Ele e sua esposa entraram com um pedido de pensão para a filha, Sofia Gilberto, de 2 anos, para, com a medida, verificar sigilosamente os vencimentos de João Gilberto.
Na mesma postagem, JM afirma que JG só viu a neta uma vez. E, ainda assim, na marra. "Meu pai foi efetivamente sequestrado e alienado de mim e de minha família imediata. Ele viu a minha filha Sofia Gilberto apenas uma vez (!) E só porque tivemos que responder à invasão da sua porta por Claudia Faissol, para que eu pudesse fazer uma denúncia à polícia. Mesmo assim, ele quase foi impedido de ver Sofia, já que Maria do Céu Harris tentou (como ela já havia feito antes) impedir fisicamente minha mulher e filha de entrar junto comigo".
A notícia do processo de pensão, que, por envolver menor de idade, devia correr em sigilo de Justiça, foi divulgada pelo colunista Ancelmo Góis, em O Globo. João Marcelo, que mora nos Estados Unidos, critica: "No Brasil, é contra a lei publicar reportagens sobre assuntos legais envolvendo crianças. No resto do mundo, é apenas covardia".
"Às vezes, as pessoas podem se isolar da ajuda, por causa dos facilitadores que a cercam, e que todos têm seus interesses. Michael Jackson, Prince, George Michael. Eu entendo o que aconteceu com esses homens. Desculpe, pai, eu não consegui manter os abutres longe de você".
Leia o texto na íntegra:
"Recentemente, passei um bom tempo no Brasil, onde tentei convencer meu pai a me deixar ajudá-lo a controlar sua situação financeira, e até tentei gravá-lo profissionalmente em casa, pois sabia que era cada vez mais improvável que isso acontecesse de qualquer outra forma.
Infelizmente, não consegui. Eu não pude salvá-lo dele mesmo, e tive que voltar para cuidar dos assuntos da minha casa.
Agora não tenho qualquer contato com meu pai, e devo confiar no que leio on-line a respeito de sua condição.
Meu pai foi efetivamente sequestrado e alienado de mim e de minha família imediata. Ele viu minha filha Sofia Gilberto (dois anos de idade) apenas uma vez (!) E só porque tivemos que responder à invasão de sua porta por Claudia Faissol, para que eu pudesse fazer uma denúncia à polícia...
Mesmo assim, ele quase foi impedido de ver Sofia, já que Maria do Céu Harris tentou (como ela já havia feito antes) impedir fisicamente minha mulher e filha de entrar junto comigo.
Eu não sou informado nem consultado sobre as maquinações legais ou físicas que minha irmã tomou/ está tomando em relação ao meu pai, salvo o que eu leio nos noticiários.
Por respeito a João, eu tentei uma forma menos pública e mais respeitosa de expor as possíveis perdas nas finanças do meu pai, mas as moções da corte aparentemente foram adiadas por minha irmã, que também aparentemente decidiu ter uma abordagem claramente menos privada sobre esse assunto.
Eu obviamente estou extremamente preocupado com a condição do meu pai, mas tenho que dizer que, no tempo que passei lá, achei as autoridades e leis brasileiras, muitas vezes descritas como protetoras dos idosos, pesadas, conflitantes e lamentavelmente inúteis para o dilema do meu pai.
Às vezes, as pessoas constroem muros para se isolar e não receber ajuda, por causa dos facilitadores que a cercam, todos com seus interesses.
Michael Jackson
Prince
George Michael
Eu entendo o que aconteceu com esses homens.
Desculpe, pai, eu não consegui manter os abutres longe de você".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.