Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Terça-feira, 29 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Codesal aponta perda total em casarão alvo de incêndio no Santo Antônio Além do Carmo

Cidade

Codesal aponta perda total em casarão alvo de incêndio no Santo Antônio Além do Carmo

Casarão pegou fogo na noite da quinta-feira (21); não houve feridos

Codesal aponta perda total em casarão alvo de incêndio no Santo Antônio Além do Carmo

Foto: Isabelle Corbacho/ Metropress

Por: Metro1 no dia 21 de fevereiro de 2025 às 09:24

Atualizado: no dia 21 de fevereiro de 2025 às 09:55

O diretor da Defesa Civil de Salvador,Sosthenes Macedo, afirmou que o casarão incendiado na Rua dos Perdões, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, na quinta-feira (20) teve perda total. Em entrevista concedida ao Repórter Metrópole nesta sexta-feira (22) ele explicou que a parte interna do imóvel foi totalmente destruída.

Sosthenes afirmou que, após a contenção do fogo, a prioridade é avaliar a estrutura do casarão, especialmente a fachada. "O incêndio consumiu toda a parte interna do imóvel, e o que havia ali não tem mais como ser recuperado. A fachada está sendo analisada, e, de forma preliminar, já observamos algumas trincas. No entanto, só com uma avaliação técnica mais detalhada é que poderemos confirmar a extensão dos danos", explicou o diretor. O fogo foi controlado por volta das 21h40 da quinta-feira pelo Corpo de Bombeiros, e não houve vítimas ou feridos.

O imóvel afetado, segundo explicou o diretor,  faz parte de um catálogo de 287 edificações em Salvador classificadas como de alto e muito alto risco pela Defesa Civil. "Este casarão já estava em nossa lista de monitoramento. Estivemos aqui [Santo Antônio Além do Carmo] na semana passada para realizar uma nova análise, mas houve dificuldades de acesso em algumas ocasiões, pois alguns proprietários se opõem às interdições", informou Sosthenes. 

Embora a causa do incêndio ainda não tenha sido identificada, a Defesa Civil seguirá com suas investigações. Após a operação do Corpo de Bombeiros, novos laudos serão realizados para determinar a segurança da estrutura e dos imóveis vizinhos, a fim de evitar possíveis desabamentos. 

Confira a entrevista na íntegra: