
Cidade
Chuvas intensas podem afetar Salvador nos próximos dias, afirma diretor da Codesal
Sosthenes também alertou para a discrepância entre as previsões de alguns institutos meteorológicos e as informações da Codesal

Foto: Reprodução
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, afirmou há uma nova frente fria prevista para iniciar em 1º de maio, em Salvador. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta terça-feira (29), ele informou que a situação atual é bem diferente do que ocorreu em 2024, quando abril foi o mês mais chuvoso da história. Em 2025, um novo período de chuvas intensas, previsto para os próximos dias, podem afetar a cidade por seis dias consecutivos.
Segundo o diretor-geral, Salvador conta com uma infraestrutura de drenagem mais eficiente e medidas preventivas em áreas de risco, como as 552 proteções de encostas. "Salvador, por sua vez, é uma cidade melhor preparada. Ela tem uma infraestrutura mais robusta, com redes de drenagem e sistemas de contenção que oferecem maior segurança, apesar da complexidade de sua topografia desafiadora. Porém, com a chegada de uma nova frente fria, a atenção deve ser redobrada. Diferente da frente fria da semana passada, que durou três dias, esta previsão aponta para um período de pelo menos seis dias consecutivos de chuvas intensas", afirmou.
Sosthenes também alertou para a discrepância entre as previsões de alguns institutos meteorológicos e as informações da Codesal. "Nosso modelo é desenvolvido com base em um algoritmo preparado para a nossa cidade, adaptado para a escala local. Outros institutos, provavelmente, fazem suas previsões para todo o Brasil, e quando dizem que vai chover 50 milímetros em um dia, usando termos como "zona amarela" ou "alarme amarelo", podem acabar confundindo a população. Quando não há cobrança ou fiscalização sobre essas previsões, muitos perdem a credibilidade, o que é preocupante, principalmente quando alertamos a população sobre situações graves, como risco de deslizamentos de terra ou desabamentos", alertou.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.