
Brasil
Morre Marco Krieger, vice da Fiocruz e peça-chave na aprovação de vacinas contra a covid-19
Marco Krieger ocupava cargo de liderança desde 2017 e era uma das principais referências em vacinas e imunização no país

Foto: Peter Ilicciev/Agência Fiocruz de Notícias
Morreu nesta segunda-feira (28), aos 61 anos, Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vítima de câncer. Ele ocupava o cargo desde 2017 e era uma das principais referências em vacinas e imunização no país.
Krieger teve papel decisivo na aprovação emergencial das vacinas contra a covid-19 desenvolvidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan. Foi um defensor firme da eficácia dos imunizantes e atuou no enfrentamento ao negacionismo e ao movimento antivacinas, segundo nota da Fiocruz.
A instituição destacou sua dedicação à inovação tecnológica e à ampliação do acesso da população a medicamentos e vacinas pelo SUS. Costumava afirmar ser fundamental "criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica e incentivar o caráter empreendedor dos pesquisadores".
Graduado em Ciências Biológicas pela UFPR, com mestrado e doutorado pela UFRJ, Krieger ocupou cargos de liderança no Instituto Carlos Chagas, IBMP e coordenador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e coordenador-técnico da Unidade de Produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.