Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Terça-feira, 29 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Caminhoneiros podem receber maior limite de pontos na CNH

Brasil

Caminhoneiros podem receber maior limite de pontos na CNH

Curso de reciclagem também será opção para reduzir penalidade

Caminhoneiros podem receber maior limite de pontos na CNH

Foto: Pexels

Por: Metro1 no dia 29 de abril de 2025 às 12:54

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou o projeto que amplia o limite de pontos para suspensão da CNH de caminhoneiros. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça. O texto original previa 120 pontos, mas o relator Jaime Bagattoli reduziu o teto para 80, desde que não haja infrações gravíssimas — nesses casos, mantém-se o limite atual de 40 pontos.

O substitutivo aprovado também permite que motoristas realizem curso preventivo de reciclagem ao atingirem 30 pontos em 12 meses, podendo eliminar até 30 pontos da CNH. A participação no curso será autorizada uma vez por ano, conforme regulamentação do Contran.

Bagattoli justificou a proposta com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que indicam maior letalidade em infrações como ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade e direção na contramão, do que no consumo de álcool. Segundo ele, a mudança corrige uma distorção sem comprometer a segurança viária.

O presidente da comissão, Marcos Rogério, defendeu que as penalidades financeiras permanecem. A única alteração é no critério de pontuação que determina a perda da CNH, beneficiando motoristas profissionais.