
Brasil
COP30: Governo oficializa presidência e definição de cargos
Novo grupo será vinculado ao Gabinete da Presidência da República até 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O novo órgão responsável pela presidência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) foi criado nesta quarta-feira (26). Vinculado ao Gabinete da Presidência da República, funcionará até 1º de dezembro de 2026. A presidência do evento será transferida em novembro do atual presidente da COP29, Mukhtar Babayev, para o embaixador André Corrêa do Lago, designado para o cargo.
O decreto publicado no Diário Oficial também atribui ao órgão a coordenação e articulação das ações anteriores à presidência oficial. O grupo será composto por oito servidores, incluindo Corrêa do Lago e Ana Tôni, a diretora-executiva designada.
O presidente deverá manter diálogo com mais de 190 países e organizações internacionais sobre os itens da agenda da COP30. A diretora-executiva auxiliará na definição de diretrizes e coordenação das frentes de trabalho.
André Corrêa do Lago tem vasta experiência diplomática e em negociações ambientais. Ana Tôni, especialista em políticas sociais e ambientais, tem trajetória de liderança em diversas organizações ambientais e sociais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.