
Brasil
Operação para desmantelar organização criminosa que atua na fronteira é deflagrada nesta terça
Operação Publicanos visa desmantelar uma organização criminosa que atua na fronteira entre o Brasil e a Venezuela

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF), em colaboração com a Corregedoria da Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (18), a Operação Publicanos. A ação, que visa desmantelar uma organização criminosa que atua na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, foi realizada nos estados de Roraima, Santa Catarina e Amazonas.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista (RR), Pacaraima (RR), Bonfim (RR), Itapema (SC) e Manaus (AM). A Justiça Federal também determinou o afastamento pelo período de 120 dias de um servidor público envolvido, além de determinar o recolhimento do passaporte e a proibição de viagem internacional para outros dois investigados.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso falsificava operações de exportação para obter isenções fiscais. No entanto, os itens eram trazidos de volta ao Brasil para serem comercializados no território nacional, gerando grandes prejuízos ao erário e promovendo concorrência desleal no mercado interno.
Os crimes em apuração incluem corrupção ativa e passiva, contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.