Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

UFRGS denuncia aluno à PF por suástica e avalia anulação de diploma

Brasil

UFRGS denuncia aluno à PF por suástica e avalia anulação de diploma

Entidade irá se reunir com procuradora federal na instituição para entender quais medidas são cabíveis no caso

UFRGS denuncia aluno à PF por suástica e avalia anulação de diploma

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Metro1 no dia 20 de fevereiro de 2025 às 11:46

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) informou ter registrado um boletim de ocorrência na Polícia Federal contra Vinicius Krug de Souza, aluno do curso de Engenharia de Minas, que esteve na colação de grau com uma suástica no rosto na terça-feira (18).

"O vice-reitor Pedro Costa e o coordenador de Segurança Mozarte Simões da Costa Junior registraram ocorrência na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre, seguindo orientação da Procuradoria Federal na UFRGS. A reitoria recebeu ofício do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em que é demandada a anulação da diplomação do aluno. Sobre o atendimento a esta demanda, a Universidade vai aguardar os desdobramentos das ações acima informadas", disse a nota.

Segundo a Universidade, o estudante teria alegado que se tratava de uma referência ao hinduísmo e negou que estava ostentando um símbolo nazista. Na sexta-feira (21), a reitoria deve  se reunir com a procuradora federal na instituição para definição das medidas administrativas cabíveis.