![Governador de Santa Catarina sanciona “lei anti-MST” e movimento rebate](https://api.metro1.com.br/noticias/161459,governador-de-santa-catarina-sanciona-lei-anti-mst-e-movimento-rebate-3.jpg)
Brasil
Após falso alerta de terremoto, Google pede desculpa aos usuários
Os moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam o alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5
![Após falso alerta de terremoto, Google pede desculpa aos usuários](https://api.metro1.com.br/noticias/161443,apos-falso-alerta-de-terremoto-google-pede-desculpa-aos-usuarios-3.jpg)
Foto: Reprodução/Google
Após usuários de Android receberem falsos alertas de um terremoto, o Google se pronunciou e pediu desculpas nesta sexta-feira (14). Em nota, a empresa afirmou que desativou o sistema de alerta no Brasil e está investigando o ocorrido.
Segundo o Google, o Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. “Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”, diz a empresa.
A empresa afirmou que, por algum motivo, o sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região nesta sexta-feira.
Os moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam o alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5. O aviso, enviado por volta das 2h da manhã, veio por meio do sistema de alertas de terremoto do Android.
Além da notificação, a empresa também alertou sobre medidas de segurança que devem ser tomadas caso o fenômeno aconteça, como o uso de sapatos, verificação das saídas de gás e evitar construções danificadas.
A notificação mostrava possíveis tremores, com magnitudes diferentes, na região de Ubatuba (de magnitude 4,4) e na Baixada Santista (de magnitude 5,5).
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta e que não há registro de nenhuma ocorrência relacionada com o possível terremoto no estado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.