![Governador de Santa Catarina sanciona “lei anti-MST” e movimento rebate](https://api.metro1.com.br/noticias/161459,governador-de-santa-catarina-sanciona-lei-anti-mst-e-movimento-rebate-3.jpg)
Brasil
Anatel vai investigar envio de alarme falso de terremoto para dispositivos Android
Agência reguladora irá abrir um processo administrativo para apurar alarme falso de suposto terremoto na região de Ubatuba (SP)
![Anatel vai investigar envio de alarme falso de terremoto para dispositivos Android](https://api.metro1.com.br/noticias/161458,anatel-vai-investigar-envio-de-alarme-falso-de-terremoto-para-dispositivos-android-3.jpg)
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta sexta-feira (14) a abertura de um processo administrativo para apurar o envio indevido de alertas de terremoto em diversas regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Durante a madrugada, moradores dessas áreas receberam notificações em dispositivos Android sobre um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista. A Defesa Civil de São Paulo esclareceu que não emitiu nenhum alerta de terremoto e que não houve registro de ocorrências relacionadas ao caso pelas equipes municipais.
"Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações", anunciou a agência reguladora.
Após consulta de diversos atores envolvidos, o órgão esclareceu que as notificações não foram emitidas pelas prestadoras de telecomunicações ou pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). Portanto, não se confundem com mensagens encaminhadas pelo Defesa Civil Alerta. Tais alarmes foram enviados diretamente pelo Google para dispositivos com sistema Android.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.