Brasil
Primeiro voo de deportados brasileiros após posse de Trump chega em BH nesta sexta-feira
Itamaraty informa que acompanha situação dos brasileiros nos EUA de perto "para avaliar algum tipo de assistência”
Foto: Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt/ Redes Sociais/X
O primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar ao Brasil nesta sexta-feira (24). Em meio ao anúncio de novas medidas determinadas pelo presidente norte-americano Donald Trump, o avião deve pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com ao menos 88 pessoas, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Ampliar medidas anti-imigração era uma das promessas de campanha de Trump, que foi empossado oficialmente na última segunda-feira (20). Entre os primeiros atos assinados pelo republicano está o encerramento de iniciativas para a entrada legal de imigrantes criadas na gestão de Joe Biden.
Apesar de ser o primeiro voo da nova gestão do presidente republicano, já estava programado antes mesmo da posse. O Brasil e Estados Unidos têm um acordo desde 2017 para deportações, e ordem para trazer brasileiros de volta hoje partiu do governo anterior.
Itamaraty informa que acompanha situação dos brasileiros nos EUA de perto “para avaliar algum tipo de assistência”.
Trump também havia determinado neste semana o fim do direito de cidadania americana por nascimento em solo americano. O juiz federal John Coughenour considerou a medida inconstitucional e determinou o bloqueio temporário da determinação.
Na quarta-feira (22), Trump também assinou uma ordem executiva para suspender a entrada física de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos EUA com o México.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.