Brasil
Lula assina carta de intenção para Rio e Niterói sediarem Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente recebeu os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves no Palácio do Planalto nesta sexta-feira
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula assinou, nesta sexta-feira (24), uma carta de intenção para que as cidades do Rio de Janeiro e Niterói sejam sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O documento será entregue ao Comitê Pan-Americano e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Os dois se reuniram com o presidente no Palácio do Planalto nesta tarde.
O COB fará uma reunião no dia 29 deste mês para decidir qual será o candidato brasileiro para sediar os jogos pan-americanos. Após esta etapa, em agosto o Comitê escolherá a sede oficial. “Ao realizarmos os Jogos Olímpicos de 2016, demos uma demonstração ao mundo da pujança do nosso esporte, da América do Sul e da capacidade do Brasil em organizar grandes eventos esportivos e, em especial, abrimos portas para outras nações sul-americanas serem respeitadas ao pleitear a sede de edições olímpicas sejam elas de Verão, de Inverno ou da Juventude. Agora, desejamos dar um novo impulso ao esporte no Brasil e nas Américas ao oferecer uma candidatura conjunta de duas cidades de destaque no país”, escreveu Lula.
Paes afirmou que Lula é o “melhor cabo eleitoral” que a candidatura das cidades tem para a disputa, e ressaltou que a união dos municípios para serem a possível sede conjunta do torneio marca os 50 anos da fusão entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. Segundo Paes, a candidatura é favorita a ser escolhida.
A cidade de São Paulo também havia se candidatado à disputa. No início de janeiro, contudo, a Prefeitura e o governo do estado retiraram a candidatura da capital paulista para sediar a competição, alegando falta de infraestrutura, e decidiram apoiar Rio-Niterói.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.