Brasil
Gilmar Mendes é homenageado com título de Cidadão Honorário de Brasília nesta segunda-feira
A honraria, concedida pelos deputados distritais, reconhece indivíduos que “praticaram atos de relevante interesse social” para a população do Distrito Federal
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é homenageado nesta segunda-feira (2) com o título de Cidadão Honorário de Brasília, em uma cerimônia realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A honraria, concedida pelos deputados distritais, reconhece indivíduos que “praticaram atos de relevante interesse social” para a população do Distrito Federal, seja por meio de ações de impacto social, político ou cultural.
A proposta de homenagear o magistrado foi apresentada pelo vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT).
Além de sua atuação como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes também se destaca como professor, escritor e acadêmico. Natural de Mato Grosso, mudou-se ainda jovem para Brasília, onde ingressou no curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Posteriormente, atuou como docente na própria UnB e no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), instituição da qual é um dos fundadores. Gilmar Mendes foi indicado para integrar o STF em 2002, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.