Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 02 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Morre Angel Vianna, ícone da dança no Brasil, aos 96 anos

Brasil

Morre Angel Vianna, ícone da dança no Brasil, aos 96 anos

Angel Vianna lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia entre 1963 e 1964

Morre Angel Vianna, ícone da dança no Brasil, aos 96 anos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 02 de dezembro de 2024 às 12:45

A coreógrafa, bailarina e pesquisadora Angel Vianna faleceu aos 96 anos neste domingo (1º). A notícia da morte da bailarina, que se tornou um ícone da dança no Brasil, foi anunciada por meio de publicações da Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, localizada no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Na nota de falecimento, que não especifica a causa da morte, a família revelou que realizou uma cerimônia íntima em São Paulo e que, em breve, compartilhará informações sobre a missa de 7º dia, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte.

Angel Vianna lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia entre 1963 e 1964, ocupou a Cadeira de Expressão Corporal do Curso de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música e também foi responsável pela Cadeira de Expressão Corporal (Educação Física) no Curso de Educação Artística com habilitação em Música.

Sua formação acadêmica e artística em ballet clássico veio do Ballet de Minas Gerais, sob a orientação do professor Carlos Leite, enquanto suas habilidades em artes plásticas foram desenvolvidas na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte e em música, com o maestro Francisco Masferrer. O trabalho pedagógico na dança teve início com a fundação, ao lado de seu marido Klauss Vianna, da Escola de Dança Klauss Vianna, onde foi criado o Balé Klauss Vianna.