Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Justiça dos EUA determina devolução ao Brasil de esmeralda de quase 380 kg encontrada na Bahia

Brasil

Justiça dos EUA determina devolução ao Brasil de esmeralda de quase 380 kg encontrada na Bahia

A Esmeralda Bahia foi retirada do Brasil ilegalmente e enviada aos Estados Unidos com documentos falsos, segundo a Advocacia-Geral da União (AGU)

Justiça dos EUA  determina devolução ao Brasil de esmeralda de quase 380 kg encontrada na Bahia

Foto: Divulgação/AGU

Por: Metro1 no dia 22 de novembro de 2024 às 12:41

A Justiça dos Estados Unidos aceitou, na quinta-feira (21), o pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) para a repatriação da Esmeralda Bahia. A pedra, descoberta em 2001 no município de Pindobaçu, no norte da Bahia, é considerada um tesouro nacional e pesa cerca de 380 kg.

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), a esmeralda foi extraída e exportada ilegalmente para os EUA. A decisão marca uma vitória na preservação do patrimônio brasileiro.

A Esmeralda Bahia foi retirada do Brasil ilegalmente e enviada aos Estados Unidos com documentos falsos, segundo a AGU.
Em 2017, a Justiça Federal em Campinas (SP) condenou os empresários Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho por receptação, uso de documento falso e contrabando. A decisão também retirou a posse da pedra da União.

O caso, conduzido pela AGU e pelo Ministério Público Federal (MPF), envolveu cooperação jurídica internacional com o Ministério da Justiça. Em 2022, o Departamento de Justiça dos EUA acatou a decisão brasileira, resultando na repatriação da peça.