Brasil
Estudo diz que ano de 2024 será mais quente da história
Boletim diz que média de temperatura global ultrapassará 1,5ºC
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Segundo o boletim divulgado pela Copernicus publicado nesta quinta-feira (7), 2024 está prestes a se tornar o ano mais quente da história recente. O monitoramento climático indica que este ano pode marcar o primeiro aumento da temperatura média global superior a 1,5°C.
O Boletim afirma que o desvio médio da temperatura para o restante do ano precisaria cair para praticamente zero para que o ano não fosse registrado como o mais quente. Alertas têm sido emitidos por estudiosos informando que os riscos de aumento da temperatura média global além desse patamar podem resultar em consequências irreversíveis para o planeta. O relatório também revela que a temperatura média mundial nos últimos 12 meses foi de 0,74°C acima da registrada entre 1991 e 2020, com 1,62°C acima da média pré-industrial.
Além disso, segundo o boletim, o mês de outubro foi o segundo com temperatura mais alta do mundo, superado apenas por 2023. A Copernicus aponta que, considerando que 2023 teve um aumento de 1,48°C em comparação com os níveis pré-industriais, é quase uma certeza que a temperatura anual de 2024 excederá 1,5°C acima do nível pré-industrial, superará 1,55°C.a.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.