Brasil
Auxílio Reconstrução tem prazo prorrogado para prefeituras do RS cadastrarem famílias
Até sexta-feira (12), 152 municípios ainda não haviam cadastrado nenhuma família no sistema do programa
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratin
O prazo para as prefeituras dos municípios do Rio Grande do Sul cadastrarem novas famílias no Auxílio Reconstrução foi estendido para até o dia 26 de julho. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ainda 444 cidades gaúchas foram consideradas como de estado de calamidade pública reconhecida em portaria do governo federal, devido às chuvas volumosas que atingiram o estado.
As prefeituras devem solicitar o pagamento da parcela única de R$ 5,1 mil para cada família residente em área efetivamente atingida pelas enchentes, na chamada mancha de inundação, definida por imagens de satélites. No entanto, até esta sexta-feira (12), 152 municípios ainda não haviam cadastrado nenhuma família no sistema do Auxílio Reconstrução.
Por meio de nota, o ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que espera que as prefeituras cadastrem as pessoas no prazo. “Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas”.
O Auxílio Reconstrução foi instituído pela Medida Provisória n.º 1.219. O Governo Federal prevê atender 375 mil famílias gaúchas, representando R$ 1,9 bilhão de recursos destinados ao benefício.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.