Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Professor da UFRB esclarece questionamentos de ação que investiga eleições na instituição

Bahia

Professor da UFRB esclarece questionamentos de ação que investiga eleições na instituição

Segundo José Fernandes de Melo Filho, a eleição feriu princípios da legalidade

Professor da UFRB esclarece questionamentos de ação que investiga eleições na instituição

Foto: Divulgação

Por: Lis Grassi no dia 13 de julho de 2019 às 13:00

O professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) José Fernandes de Melo Filho, candidato à lista tríplice para o cargo de reitor da instituição, enviou nota à imprensa em justificativa à notícia veiculada na última quinta-feira(11), sobre a ação que tenta impedir a nomeação de retitor e vice da UFRB.
 
“O processo eleitoral ocorrido na UFRB foi realizado com uma série de vícios que ferem os princípios da legalidade e moralidade, contrariando o  estabelecido nos artigos 20 e 22 do Regimento Interno da Universidade. Dentre outras questões, foram descumpridos prazos, alterados critérios de desempates e votados candidatos que fazem parte do Conselho Universitário -  CONSUNI, ou seja, integrantes da Lista Tríplice tiveram acesso privilegiado à informações e direito à voto, ao contrário dos demais que pleitearam uma vaga na lista tríplice”, afirma o texto.

Ainda segundo o professor, apenas dois candidatos participaram da consulta à comunidade acadêmica e, no prazo final para inscrição dos concorrentes à votação no conselho universitário, mais duas chapas, formados por estes mesmo conselheiros, colocaram seus nomes à prova. “No momento de suas apresentações, eles pediram votos para a candidata, que acabou sendo eleita. Uma clara manobra eleitoreira e antiética de dividir votos, o que de fato aconteceu”, concluiu.
 
Diante de tais relatos, José Fernandes afirma que entrou com a ação judicial para que ocorra a apuração dos fatos.