Bahia
Professor da UFRB esclarece questionamentos de ação que investiga eleições na instituição
Segundo José Fernandes de Melo Filho, a eleição feriu princípios da legalidade
Foto: Divulgação
O professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) José Fernandes de Melo Filho, candidato à lista tríplice para o cargo de reitor da instituição, enviou nota à imprensa em justificativa à notícia veiculada na última quinta-feira(11), sobre a ação que tenta impedir a nomeação de retitor e vice da UFRB.
“O processo eleitoral ocorrido na UFRB foi realizado com uma série de vícios que ferem os princípios da legalidade e moralidade, contrariando o estabelecido nos artigos 20 e 22 do Regimento Interno da Universidade. Dentre outras questões, foram descumpridos prazos, alterados critérios de desempates e votados candidatos que fazem parte do Conselho Universitário - CONSUNI, ou seja, integrantes da Lista Tríplice tiveram acesso privilegiado à informações e direito à voto, ao contrário dos demais que pleitearam uma vaga na lista tríplice”, afirma o texto.
Ainda segundo o professor, apenas dois candidatos participaram da consulta à comunidade acadêmica e, no prazo final para inscrição dos concorrentes à votação no conselho universitário, mais duas chapas, formados por estes mesmo conselheiros, colocaram seus nomes à prova. “No momento de suas apresentações, eles pediram votos para a candidata, que acabou sendo eleita. Uma clara manobra eleitoreira e antiética de dividir votos, o que de fato aconteceu”, concluiu.
Diante de tais relatos, José Fernandes afirma que entrou com a ação judicial para que ocorra a apuração dos fatos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.