Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sábado, 19 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahia aciona Força Nacional para conter conflitos entre indígenas e produtores no Extremo Sul

Bahia

Bahia aciona Força Nacional para conter conflitos entre indígenas e produtores no Extremo Sul

Tensão na região persiste há mais de um mês

Bahia aciona Força Nacional para conter conflitos entre indígenas e produtores no Extremo Sul

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 17 de abril de 2025 às 11:58

Atualizado: no dia 17 de abril de 2025 às 12:28

O Governo da Bahia confirmou, na manhã desta quinta-feira (17), a convocação da Força Nacional para atuar nos conflitos entre indígenas e produtores rurais no Extremo Sul do estado. A decisão, segundo o Executivo estadual, foi tomada diante da complexidade da situação e segue orientação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério dos Povos Indígenas e do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).

Em nota à imprensa, o governo afirmou que mesmo com o envio da Força Nacional, o estado manterá suas ações regulares de policiamento e seguirá atuando junto à Polícia Federal. A tropa federal atuará em áreas de interesse e serviços da União, em cooperação com autoridades locais. Em nota, o governo destacou o respeito à demarcação de terras indígenas, à propriedade privada e à garantia da ordem pública.

"A Força Nacional atuará especificamente em áreas de interesse e serviços da União, em regime de cooperação com as autoridades locais, contando com o apoio contínuo das forças estaduais de segurança pública, que seguem com presença ativa e permanente na região", disse.

A tensão na região persiste há mais de um mês, iniciada com a ocupação da entrada do Parque Nacional do Descobrimento, em Prado. O grupo indígena exige a homologação da Terra Indígena Comexatibá. A desocupação do parque ocorreu de forma pacífica no último dia 5, após mandado de reintegração de posse da Justiça Federal. O espaço segue fechado para organização e será reaberto nas próximas semanas.