Bahia
Governo da Bahia mobiliza alta cúpula de segurança pública após morte de Mãe Bernadete
O encontro teve como objetivo direcionar, de maneira conjunta, o trabalho entre as polícias Militar e Civil na investigação sobre o assassinato da líder religiosa
Foto: Reprodução/Redes sociais
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu neste sábado (19), com a alta cúpula da gestão e da segurança pública para discutir as investigações sobre o assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, morta a tiros na última quinta-feira (17), na cidade de Simões Filho.
O encontro teve como objetivo direcionar, de maneira conjunta, o trabalho entre as polícias Militar e Civil, para que a autoria e motivação do crime sejam descobertas de maneira célere. Ainda no sábado, Jerônimo esteve em Simões Filho para prestar solidariedade à família de Mãe Bernadete.
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um comunicado condenando a morte da ialorixá e cobrando rapidez nos resultados das apurações. A entidade pediu ainda reparação e proteção aos familiares da religiosa.
As investigações envolvem agentes de departamentos como de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), e Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), e da Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF).
Mãe Bernadete era líder da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). Ela já contava com proteção da Polícia Militar devido a ameaças que recebia ao longo dos anos envolvendo madeireiros ilegais e pela morte de seu filho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.