Bahia
Movimento indígena denuncia ameaças e ataque a aldeias do sul da Bahia
De acordo com o grupo, o motivo do conflito seria a disputa por terras demarcadas
Foto: Reprodução
O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) denunciou, na última quarta-feira (17), que indígenas da Aldeia Boca da Mata, de Porto Seguro, estão sofrendo ameaças e ataques de pistoleiros. De acordo com o grupo, o motivo do conflito seria a disputa por terras.
Ainda de acordo com o Mupoiba, os mandantes dos ataques seriam fazendeiros da região. O conflito teria começado quando a aldeia passou a reivindicar uma fazenda, que fica em uma área demarcada localizada na reserva Monte Pascoal e que aguarda homologação do Ministério da Justiça.
Segundo o Movimento, aproximadamente 200 pessoas de diversas comunidades ao redor do Parque foram cercadas em uma área próxima à fazenda Brasília, local que está sendo reivindicado pelo povo Pataxó.
Nas redes sociais, o movimento compartilhou vídeos do local, que permitem ouvir tiros sendo disparados em uma região próxima a uma escola.
Em junho deste ano, o povo Pataxó da Aldeia Cassiana já havia reivindicado a área da fazenda Brasília. O grupo chegou a entrar em uma ação para recuperar o território, mas não conseguiu.
Veja as imagens:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.