Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Empresa que forneceu peixes para prefeitura foi alvo da PF por fraude

Uma operação da Polícia Federal investigou a empresa Vitalmar, que forneceu peixes à prefeitura de Salvador. [Leia mais....]

Empresa que forneceu peixes para prefeitura foi alvo da PF por fraude

Foto: Divulgação

Por: Matheus Morais no dia 03 de novembro de 2015 às 12:01

Uma operação da Polícia Federal investigou a empresa Vitalmar, que forneceu peixes à prefeitura de Salvador. O objetivo da ação foi combater fraudes na venda de pescados. Em setembro deste ano, 13 mil quilos do peixe cação forma compradas pelo executivo Municipal ao preço de R$ 208 mil

Em parceria com o Ministro da Agricultura, a operação batizada de Poseidon, foi deflagrada após ser detectada a substituição de peixes nobres por espécies mais baratas ou cuja captura é proibida no Brasil. A ação foi realizada em Itajaí, em Santa Catarina, sede da Vitalmar.

A PF coletou amostras e encaminhou ao laboratório pericial da PF em Brasília, que realizou análise de DNA de espécies. A identificação das trocas também foi feita por análise macroscópica para detectar visualmente as diferenças entre as espécies.

Um consumidor denunciou — e a Rede Record comprovou — a compra de peixe em postas em um supermercado na região do Entorno do Distrito Federal. Contudo, o produto era parte da merenda escolar da Prefeitura de Salvador.

Em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (3), o secretário de Educação, Guilherme Bellintani, afirmou que não há nenhum indício de desvio.