Saúde
Ministério da Saúde alerta para alta de casos de febre amarela em 4 estados
São Paulo concentra a maior parte dos casos da doença
Foto: Emerson Ferraz/PMS
O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de febre amarela nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. Em nota técnica enviada às secretarias de saúde, a pasta ressaltou que o período de maior circulação do vírus ocorre entre dezembro e maio, recomendando o reforço das medidas de vigilância e imunização nas áreas de maior risco.
São Paulo concentra a maior parte das ocorrências registradas nas primeiras semanas de 2025, segundo o ministério. Diante desse cenário, foi decidido ampliar a distribuição de vacinas ao estado, que receberá dois milhões de doses até o início de fevereiro — 800 mil delas como acréscimo à remessa regular. Do total, um milhão de doses já foi entregue em janeiro.
A definição desse envio ocorreu em reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue), na última quarta-feira (29), com a participação da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. O ministério destacou que o reforço na distribuição garante a disponibilidade da vacina contra a febre amarela no estado.
A pasta também afirmou que vem colaborando com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo na investigação de casos suspeitos e confirmados da doença, especialmente em Ribeirão Preto. Nos próximos dias, técnicos do ministério devem participar de uma reunião em Campinas com profissionais de saúde da região para discutir estratégias de enfrentamento.
“O estoque de vacinas contra a febre amarela no Brasil está regular, com envios sendo realizados conforme as solicitações dos gestores estaduais, responsáveis pela distribuição aos municípios”, informou o ministério. Em 2024, a pasta distribuiu 20.882.790 doses do imunizante contra a febre amarela. Em 2025, foram enviadas 3.201.800 doses.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.