Saúde
Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda
Brasil encerrou janeiro com mais de 180 mil casos de dengue e 38 morte; proposta é conscientizar sobre urgência de enfrentar mosquito
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito Aedes aegypti e promover saúde no território começa nesta segunda-feira (3). Coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a proposta é conscientizar sobre a urgência de enfrentar o vetor e de prevenir todas as doenças transmitidas por ele.
A campanha foi dividida em quatro fases: "Preparação", "Sensibilização", "Engajamento" e "Avaliação e encerramento". Em nota, o MEC informou que as atividades serão desenvolvidas ao longo de um período de dez semanas em todas as redes de ensino e também na rede de saúde. “O objetivo é sensibilizar todos os estados e municípios que aderiram ao PSE [Programa Saúde na Escola] para a realização de atividades educativas e de aprendizagem integradas às temáticas do programa. Além disso, será disponibilizado um relatório detalhado com o monitoramento das ações registradas nos sistemas do Ministério da Saúde", disse a pasta.
O primeiro mês de 2025 registrou um total de 170.376 casos prováveis de dengue em todo o país, além de 38 mortes confirmadas e 201 óbitos em investigação para a doença. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde indicam que o coeficiente de incidência do Brasil, neste momento, é 80,1 casos para cada 100 mil habitantes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.