Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 19 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Mais de 10 milhões de vacinas vencidas são destruídas em 2024

Saúde

Mais de 10 milhões de vacinas vencidas são destruídas em 2024

Maioria das vacinas incineradas eram para Covid-19

Mais de 10 milhões de vacinas vencidas são destruídas em 2024

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de novembro de 2024 às 11:06

O Ministério da Saúde incinerou aproximadamente 10,9 milhões de vacinas vencidas em 2024. De acordo com as informações do ministério, a maioria das vacinas destruídas foi da Covid-19. Vacinas para tétano, gripe, febre amarela e outras enfermidades também passaram pelo processo.

O Ministério da Saúde ainda informa que até o final do ano, a quantidade pode aumentar, pois ainda há 12 milhões de doses expiradas armazenadas. Em sua maioria, sendo da Janssen, 9 milhões dos imunizantes seriam destinados à covid-19. 

Entre as vacinas destruídas, aproximadamente 6,4 milhões de doses também seriam para a Covid-19. Em seguida, a vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, teve 3,1 milhões de doses que passaram pelo processo de incineração. A vacina contra a febre amarela aparece logo depois, com a perda de 663,2 mil doses.

Em comunicado, o Ministério da Saúde ressaltou que as vacinas contra a Covid-19 são o principal alvo de campanhas de desinformação, o que provoca desconfiança na população, com dúvidas quanto à segurança e qualidade, afastando as pessoas da medida imunizadora.