Saúde
Saúde
Anvisa autoriza produção de concorrente nacional do Ozempic
A liraglutida é o princípio ativo dos medicamentos Saxenda e Victoza da Novo Nordisk, cuja patente caiu este ano aqui no Brasil
Foto: Reprodução/Memorial Santa Luzia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda (23), através do Diário Oficial, a produção pela farmacêutica EMS de dois medicamentos à base de liraglutida, o Lirux, indicado para tratamento do diabetes, e o Olire, para combater a obesidade. Ambos começarão a ser comercializados ao longo de 2025.
A liraglutida é o princípio ativo dos medicamentos Saxenda e Victoza da Novo Nordisk, cuja patente caiu este ano aqui no Brasil. Ela é classificada como análoga de GLP-1, um hormônio produzido pelo intestino e liberado na presença de glicose. Ele sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite, além de aumentar os níveis de insulina e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
O medicamento da EMS será fabricado inteiramente no Brasil, o primeiro dessa categoria a ser produzido aqui. “Desenvolvemos um produto no país, com tecnologia brasileira, do zero. Vamos fabricar desde a matéria-prima até o produto acabado, reforçando nossa posição de liderança no mercado farmacêutico brasileiro com produtos de alta qualidade e de grande impacto”, explica Carlos Sanchez, Presidente do Conselho de Administração da farmacêutica.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.