Saúde
G20: Brasil quer criação de coalizão para produção regional de vacinas
Objetivo da ação inédita é reduzir desigualdade entre países
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Os ministros da saúde dos países que compõem o G20, o maior fórum de cooperação mundial, se encontram esta semana no Rio de Janeiro com o objetivo de estabelecer um uma ação unânime entre as nações que será apresentada na cúpula de líderes. O evento está agendado para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.
A ministra brasileira Nísia Trindade destacou nesta terça-feira (29) que a criação de uma coalizão focada na produção local e regional de vacinas e remédios em países e regiões com impasses para acessar imunizantes será a principal contribuição do G20 para a saúde mundial.
A ministra declarou que será um feito inédito e que há empenho em reduzir a desigualdade entre os países e aumentar o acesso às vacinas e medicamentos. Trindade ainda relembrou o período da pandemia da Covid-19 e afirmou que dependência desses elementos de saúde não é mais possível.
De acordo com a ministra, o Brasil deve defender a ampliação da estratégias de saúde digital, a implementação de medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e a criação de um instrumento para lidar com novas pandemias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.