Rádio Metropole
Aos Fatos: Jornal Metropole aborda diferentes tradições da Páscoa e Pesquisadora explica origem simbólica da data

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“Em 24h, agro já tinha aumentado o preço": Janio de Freitas expõe oportunismo após tarifaço dos EUA
No programa Três Pontos desta quinta-feira (10), jornalista apontou efeitos imediatos no setor produtivo e no cenário geopolítico
Foto: Reprodução/YouTube
As tarifas comerciais impostas por Donald Trump desencadearam uma série de movimentos estratégicos ao redor do mundo, alterando alianças e acirrando disputas geopolíticas em diversas frentes. A análise foi feita pelo jornalista Janio de Freitas durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (10), ao comentar os efeitos políticos e econômicos provocados pelas medidas do ex-presidente norte-americano.
“Menos de 24 horas depois do tarifaço do Trump, o agronegócio já tinha aumentado o preço da soja. E assim, todos os que estão fazendo política, ou já agiam, ou estão engatilhando, aproveitamento dessa oportunidade que a desordem e a perplexidade estão oferecendo aos que têm como aumentar o seu lucro, buscar mais lucro. E essa é a realidade do mundo”, afirmou Freitas.
Segundo o jornalista, o impacto das tarifas vai além das bolsas de valores e do câmbio: gera oportunidades para líderes políticos ampliarem seu poder. Ele citou a China, que passou a restringir exportações para empresas ligadas à defesa dos EUA, e Israel, onde Netanyahu avançou sobre a Faixa de Gaza, aproveitando o vácuo criado pela instabilidade internacional.
“Assim que a fonte do barulho mudou, ele [Netanyahu] decidiu tomar e anexar uma parte de Gaza, que obviamente é apenas uma primeira etapa, porque ele não vai ficar com um pedaço. Ele quer a Gaza inteira”, concluiu.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.