Rádio Metropole
Aos Fatos: Jornal Metropole aborda diferentes tradições da Páscoa e Pesquisadora explica origem simbólica da data

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Muitos pais se sentem donos dos filhos", diz Dani Rita sobre excesso de exposição nas redes sociais
Em conversa no Jornal da Metropole no Ar desta quinta-feira (17), psicóloga falou sobre os desafios na educação de crianças e adolescentes na atualidade
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A educação de adolescentes na era digital tem exigido dos pais um equilíbrio delicado entre proteção, respeito à privacidade e vínculo afetivo. Para a psicóloga Daniela Rita, autora do livro "Guia Prático de Orientação Parental", muitos responsáveis confundem cuidado com controle e acabam invadindo espaços que deveriam ser de autonomia dos filhos. A reflexão foi feita durante o programa Jornal da Metropole no Ar desta quinta-feira (17).
“Muitos pais se sentem donos dos filhos. Acreditam que podem decidir tudo por eles, inclusive invadir a privacidade, divulgar imagens e controlar comportamentos, sem considerar os efeitos disso no desenvolvimento emocional da criança e do adolescente”, apontou.
Segundo Daniela, a superexposição e o excesso de proteção podem dificultar a construção da autonomia e do senso de identidade dos jovens. Ela defende que o acompanhamento parental aconteça com diálogo e presença real, não com espionagem ou imposição de regras autoritárias.
“Não adianta só vigiar e não se conectar, não estar aberto, não se aprofundar na relação. Porque aí a gente tem o recorte, mas não tem a justificativa. Tem a falsa ilusão de que está protegendo, quando, na verdade, está afastando”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.