Rádio Metropole
Aos Fatos: Lula rebate tarifaço de Trump e ponte Salvador-Itaparica finaliza etapa de sondagem

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Salvador e RMS tem quase dois incêndios residenciais por dia, diz comandante do CBM-BA
Aloisio Mascarenhas explicou que a maioria desses incêndios é causada por falhas na instalação elétrica
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
Empossado nesta semana, o Coronel Aloisio Mascarenhas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, afirmou que a corporação registra quase dois incêndios residênciais por dia em Salvador e Região Metropolitana. Em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (4), o coronel ainda explicou ações dos bombeiros para tentar prevenir situações de risco.
"A maioria desses incêndios é causado por deficiência na instalação elétrica. O dimensionamento de energia não consegue atender os avanços, já que temos muito mais equipamentos elétricos em funcionamento em uma residência. O dimensionamento não é refeito e muitas vezes há uma sobrecarga e gera um princípio de incêndio que se transforma em incêndio", disse durante o Jornal da Bahia no Ar.
Aloisio afirmou ainda que o Corpo de Bombeiros tem investido na atividade de prevenção. Uma das suas atuações é o programa "Prédio sem Fogo", que oferta treinamento básico para funcionários dos edifícios verticalizados, os porteiros e a manutenção, para saberem as primeiras ações diante de uma situação de risco, para oferecerem uma resposta até a chegada dos bombeiros.
"Por mais que sejamos ágeis, há a necessidade de uma primeira resposta. Antes dos polímeros dos sintéticos a fase de princípio de incêndio demorava em média de 12 a 15 minutos. Hoje, com a inserção desses materiais, essa fase demora cerca de cinco minutos", explicou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.