Domingo, 30 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Usar celular no carregador é perigoso? Engenheiro explica os riscos

Rádio Metropole

Usar celular no carregador é perigoso? Engenheiro explica os riscos

Nos últimos sete anos, o Brasil registrou uma média de 50 acidentes, entre choques e explosões, por ano envolvendo carregadores e baterias de celular

Usar celular no carregador é perigoso? Engenheiro explica os riscos

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 27 de março de 2025 às 18:24

Usar o celular enquanto ele está carregando pode ser perigoso. Nos últimos anos, se tornaram mais comuns casos de choques e explosões nessa circunstância. Engenheiro eletricista e diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), Edson Martinho alertou, em entrevista ao Metropole Mais, para os riscos desta prática. 

“Não façam. Os equipamentos são feitos para não dar problema, nem todos vão dar problema, mas nós temos história, pode acontecer”, afirmou o engenheiro. De acordo com ele, nos últimos sete anos, o Brasil registrou uma média de 50 acidentes, entre choques e explosões, por ano envolvendo carregadores e baterias de celular.

 Edson Martinho explicou que quando um carregador está ligado em uma tomada e conectado ao celular, ele está transformando 127 ou 220 volts em 5 volts. Mas se houver algum problema, ele pode transferir 220 volts para o carregador e consequentemente para quem está usando o celular que está sendo carregado. “É como se você estivesse com o dedo na tomada”, alerta.

A situação pode ficar ainda pior se o usuário estiver usando um fone de ouvido, porque, nesse caso, se houver uma falha, o choque para direto para cabeça. A orientação do engenheiro é retirar o celular do carregado para utilizá-lo.

“Outra dica é deixar ele carregando num lugar que não é abafado e de preferência em uma superfície fria. E, se você está com equipamentos não originais, o risco é gigantesco”, afirmou.

Confira a entrevista: