Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“Tradição entre poetas”, revela Florisvaldo Mattos sobre lançamento do seu novo livro

Rádio Metropole

“Tradição entre poetas”, revela Florisvaldo Mattos sobre lançamento do seu novo livro

Florisvaldo Mattos concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (20)

“Tradição entre poetas”, revela Florisvaldo Mattos sobre lançamento do seu novo livro

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 20 de janeiro de 2025 às 12:51

Atualizado: no dia 20 de janeiro de 2025 às 13:04

O escritor e jornalista Florisvaldo Mattos, um dos pilares da vida intelectual de Salvador, está lançando seu mais novo livro, “Catorze Janelas Abertas”. Em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (20), Florisvaldo Mattos diz que a obra reúne sonetos inéditos da sua vasta produção poética, que começou há mais de sete décadas. Mattos, conhecido por sua participação ativa na cena cultural e sua trajetória no Jornal da Bahia e Rádio Metrópole, revela que a coletânea de poemas vem de uma mescla do lirismo e do gênero épico, influenciados pela tradição do soneto. 

“É, na verdade, uma tradição entre poetas: depois de um grande tempo de tradição, de ação poética, ele [o poeta] resolve, talvez por impulso da idade, resolve publicar um livro de poemas, seja um poema comum, como seja, poesia reunida, chamada, ou talvez assim, como um certo toque pedante, de um livro de sonetos reunidos. Eu fiz isso porque escrevo sonetos desde quando eu tinha 20 anos de idade, em 1952. E já escrevi outros modelos poéticos, mas o soneto começou por aí”, explica o escritor sobre a origem da produção.

Aos 92 anos, Mattos diz que segue produzindo e inovando, trazendo para esta edição, mais de 130 páginas, uma surpresa: pela primeira vez, o livro conta com ilustrações construtivistas de Jamison Pedra, um “craque” na pintura desse tipo, como diz o jornalista. Além disso, Florisvaldo Mattos reitera que o lançamento do livro será nesta terça-feira (21), a partir das 17h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, no bairro da Graça, em Salvador. “Catorze Janelas Abertas” é uma homenagem à longa tradição do soneto, com uma abordagem única e visualmente diferenciada. O livro é uma obra indispensável para aqueles que apreciam poesia com profundidade e beleza.

Confira a entrevista na íntegra: