Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Heber Santana destaca ações da SUDEC para prevenção de desastres naturais na Bahia

Rádio Metropole

Heber Santana destaca ações da SUDEC para prevenção de desastres naturais na Bahia

Durante a entrevista, ele destacou as principais ações do órgão voltadas ao enfrentamento de desastres naturais na Bahia

Heber Santana destaca ações da SUDEC para prevenção de desastres naturais na Bahia

Foto: Metropress/Taís Lisboa

Por: Metro1 no dia 13 de janeiro de 2025 às 10:30

Atualizado: no dia 13 de janeiro de 2025 às 10:53

Nesta segunda-feira (13), Heber Santana, superintendente da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (SUDEC), participou do programa Jornal da Bahia no Ar, na Rádio Metrópole. Durante a entrevista, ele destacou as principais ações do órgão voltadas ao enfrentamento de desastres naturais na Bahia.

“O primeiro momento é a gestão de riscos, realizada antes do desastre ocorrer, e o segundo é a gestão do desastre em si. Quando o desastre já aconteceu, a resposta envolve salvamento, resgate, reconstrução e restabelecimento. Antes disso, precisamos preparar as cidades para que, se possível, possamos evitar que o desastre aconteça ou, ao menos, mitigar seus efeitos”, explicou Santana.

Com as mudanças climáticas em curso, ele ressaltou a importância de ações preventivas, como investimentos em macrodrenagem e habitação, que são essenciais em todo o estado, incluindo Salvador, onde há administrações de diferentes partidos.

"É muito importante os investimentos realizados. O governo do estado tem feito investimentos significativos, especialmente na questão das encostas em Salvador, o que transformou a realidade da cidade. Alguns anos atrás, episódios de chuvas fortes em Salvador causavam muitos mais problemas. Embora ainda lamentamos as perdas do ano passado, esses episódios, na realidade, eram muito mais graves", disse o título da pasta. 

“Então a gente consegue dialogar, existem muitos investimentos realizados pelo governo do estado, como eu disse, tanto em macro-drenagem como em encostas, e o diálogo com os sócios é excelente para que a gente possa estar tabelando. E nos municípios do interior também, mesmo em situações onde politicamente são governos diferentes, a gente procura conduzir a defesa civil de forma apartidária", reforçou Heber. 

Confira a entrevista completa: