Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“Uma verdade que a gente dolorosamente tem esquecido”, diz Walter Lima Jr sobre ‘Ainda Estou Aqui’
Rádio Metropole
“Uma verdade que a gente dolorosamente tem esquecido”, diz Walter Lima Jr sobre ‘Ainda Estou Aqui’
Walter Lima Jr. participou do programa Três Pontos desta quinta-feira (9)
Foto: Reprodução/YouTube
Um grande filme brasileiro. Em poucas palavras, é assim que o cineasta Walter Lima Jr. define o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Na sua participação no programa Três Pontos desta quinta-feira (9), o cineasta Walter Lima Jr. declarou que ficou tomado pelo filme protagonizado por Fernanda Torres e que um grande filme, ao contrário do que muita gente acredita, não se faz só recortando uma novidade em relação ao que é vivido atualmente. Além disso, Lima apontou que é um filme que fala do povo e de “uma memória que parece que não existe”.
“Um filme que transmite pra gente uma emoção muito particular, o espírito do mundo que a gente vive e da tragédia de não termos memória. É uma verdade, uma verdade que a gente dolorosamente tem esquecido, e que tem feito muito mal pra gente. Muito mal. Esse esquecimento é doloroso pra gente. E o filme desperta a vontade de tocar nesse assunto [a ditadura e suas vítimas], de falar sobre isso”, disse Walter Lima Jr.
O cineasta também relembrou que viveu a ditadura muito de perto, inclusive, sendo preso. Ele disse que ficou 50 dias em uma prisão dentro de um quartel da polícia do militar e outra metade no DOPS, quando começou a ser preparado para ser mandado de volta para casa, mas aí não podia ser liberado acontecer isso, porque tinham sequestrado o embaixador e todas as portas de saída estavam fechadas para os prisioneiros, eu era um deles. Mas quando vi o filme que eu fiquei realmente muito mexido por aquilo, o filme me tocou profundamente.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.